Além dos exercícios físicos, a alimentação é fundamental para conquistar o corpo desejado. Para aumentar seus músculos, não basta apenas fazer séries e mais séries de musculação, mas também aprender como seu corpo funciona.
Assim como quem está em dieta de emagrecimento, as refeições de quem quer ter um crescimento muscular significativo precisa ser balanceada. Não é uma questão de apenas consumir esse ou aquele alimento, mas de manter um equilíbrio entre nutrientes. Carboidratos, gorduras e proteínas precisam fazer parte da sua rotina alimentar. No entanto, nem sempre é isso que acontece.
Aprenda mais sobre os erros que muita gente acaba cometendo na hora das refeições, prejudicando assim o aumento de massa muscular:
Corte do carboidrato e exagero em proteínas: a fonte inicial para o corpo gerar energia é o carboidrato. Se não há quantidade adequada do mesmo, o organismo abre mão da proteína nesse papel, e isso impede formação muscular. Para que ela seja aproveitada, é necessário que o carboidrato esteja presente. A quantidade adequada de proteína é sem passar do limite composto por 2 gramas por quilo do peso diariamente. Ovos e carne são boas fontes; mas excesso poderá ocasionar a perda óssea e sobrecarga renal.
Considerar mais quantidade do que a qualidade da caloria: A quantidade de caloria consumida é fundamental na perda de peso e na dieta. Mais importante ainda é ter atenção com a qualidade da mesma. Os nutrientes são todos essenciais. As proteínas para a construção da massa muscular, os carboidratos também, estes liberam energia para atividade, guardando as proteínas para construir músculos. Não podem faltar vitaminas, fibras, gorduras, entre outros. Para ganhar massa muscular é necessária alimentação equilibrada com todos os grupos.
Pular refeições: Os praticantes de musculação – e as pessoas em geral – devem ter alimentação de 3 em 3 horas, ao mínimo. Para desenvolver a massa, o organismo não pode ficar sem nutrientes em qualquer momento.
Não comer antes e após o treinamento: Lanches pequenos nesses momentos são importantes para ganhar a massa e também para ter desempenho. Para o início é recomendado carboidrato de baixo índice glicêmico, como a pêra. E após o treino, o lanche de alto índice glicêmico e de proteínas, por exemplo, a banana e mel.
Eliminar totalmente a gordura do cardápio: até 30% das calorias na dieta devem ser de gorduras para o funcionamento do organismo. A preferência é para gorduras boas, com energia e saciedade, as poli e monoinsaturadas.
Investir somente no suplemento alimentar: Os suplementos são positivos, mas não substituem refeições e o consumo adequado dos nutrientes.
Consumo de bebidas alcoólicas: estas bebidas causam desidratação, e sobrecarga para órgãos, como fígado, cérebro e rins. Ainda vai afetar o equilíbrio e força; e compromete a reserva de glicogênio hepático, formador dos músculos.
Ter um corpo musculoso e saudável exige dedicação e aprendizado. Não se preocupe se tiver errado em alguma coisa, sempre há tempo para recomeçar e corrigir o que pode estar equivocado.


